LBMP

JUNTOS

FAZEMOS MELHOR!

SOBRE O Laboratório Biologia Molecular de Planta

O Laboratório de Biologia Molecular de Plantas faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Interações Planta-Praga, presente no Bioagro desenvolvendo pesquisas relacionadas com interações geminivirus-hospedeiro, identificação de vias de sinalização antiviral e de mecanismo de resistência transgênica.

Além do escopo do INCT em Interações Planta-Praga, os pesquisadores do laboratório desenvolvem pesquisas orientadas para a identificação e elucidação de vias de sinalização ativadas por estresses do retículo endoplasmático, estresse osmótico e seca e desencadeadas pelo distúrbio fisiológico. As abordagens técnicas consistem basicamente em identificação de genes de interesse na agricultura e na elucidação de mecanismos moleculares ligados às respostas de defesa contra sinais bióticos e abióticos, com o objetivo eventual de descobrir alvos moleculares para aquisição de tolerância transgênica em plantas.

Áreas de pesquisa

O Laboratório Biologia Molecular de Plantas desenvolve um programa de pesquisa inserido na área de Biologia Celular e Molecular de Plantas com interfaces com as áreas de Virologia Vegetal MolecularBiotecnologia VegetalBioinformáticaProteômica e Genômica Funcional, focalizando nas interações moleculares entre as células vegetais e sinais bióticos e abióticos.

Particularmente, os interesses técnico-científicos convergem para a elucidação de vias de sinalização em plantas ativadas por estímulos do meio ambiente ou infecção viral, concentrando-se em um conjunto de respostas moleculares a estresses fisiológicos que são originadas no retículo endoplasmático (RE) e permitem adaptação a múltiplos estresses, bem como em resposta a sinais osmóticos e de seca. Além disso, No contexto de estresses bióticos, nosso programa de pesquisa explora as áreas de interações moleculares entre geminivírus e hospedeiros, vias de sinalização antiviral, e mecanismos de resistência transgênica.

Serviços

  • Análises funcionais de genes de plantas (tecnologia RNAi, de superexpressão e CRISPR/Cas);
  • Expressão heteróloga de proteínas;
  • Perfilações proteômicas de amostras contrastantes.

Produtos e Processos

  • Vetores virais para silenciamento gênico;
  • Oligonucleotídeos para o processo de diagnóstico molecular do distúrbio fisiológico em Eucalipto (Eucalyptus sp.);
  • Processo de diagnóstico e usos.